Pular para o conteúdo principal

ANVFEB concede medalha para Tenente-Enfermeira Helena Ramos

MEDALHA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES POST-MORTEM

2º TENENTE-ENFERMEIRA HELENA RAMOS

Helena Ramos nasceu no Rio de Janeiro-RJ (então Distrito Federal) em 08/09/1908 e faleceu na mesma cidade em 12/11/1977.

Voluntariou-se para a Segunda Guerra Mundial, para ser enfermeira da FEB, em 1943. Seguiu para a Itália com o 4º Grupo de Enfermeiras, partindo do Rio de Janeiro em 09/08/1944 e retornando em 09/06/1945. Por necessidade de serviço, atuou em diversos hospitais durante a guerra. Dentre eles destacam-se o 38º Evacuation Hospital (inundado pelo transbordamento do Rio Arno e evacuado às pressas por médicos, enfermeiras e pacientes) e o 16º Evacuation Hospital (atingido e destruído parcialmente por um incêndio), onde serviu por mais tempo, classificada nas enfermarias de Clínica Médica.

Foi agraciada com a Medalha de Campanha, a Medalha de Guerra, a Medalha da Cruz Vermelha e a Medalha Comemorativa da Repatriação das Urnas dos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

No pós-guerra, participou da fundação do Clube de Oficiais Enfermeiras de Guerra (COEGUE) em 1957 e foi Diretora do Departamento Feminino da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Distrito Federal (hoje Rio de Janeiro) entre 1952 e 1954, sendo ainda membro do Conselho Deliberativo da AECB por vários anos.

Corpo de Enfermeiras Voluntarias da FEBCorpo de Enfermeiras Voluntárias da FEB
(Helena Ramos é a sexta da esquerda para a direita)

Helena Ramos voluntariou-se para lutar em uma guerra que viria a ser o maior conflito armado da história. Ao invés de arma, empunhou a Cruz Vermelha para amenizar o sofrimento de compatriotas, aliados e até mesmo inimigos. Pioneira, fez parte do primeiro contingente de mulheres oficiais integradas ao Exército Brasileiro, herdando as tradições de Maria Quitéria e Ana Néri. Foi uma heroína brasileira.

Enfermeiras da FEB de volta ao Rio de Janeiro, em julho de 1945
Enfermeiras da FEB de volta ao Rio de Janeiro, em julho de 1945
(da esquerda para a direita, Elita Marinho, Helena Ramos e Antonieta Ferreira)

Por não ter deixado descendência direta, receberá a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes em seu nome o Dr. Olímpio Santa Rita Mata, seu primo.

HOMENAGEM LITERÁRIA

A Enfermeira Helena Ramos já recebeu uma importante homenagem de autoria de seu primo, o químico e escritor Oduvaldo do Nascimento Matta. Foi a encenação da peça de teatro Alvoradadrama em louvor dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. A peça foi encenada pelos alunos do terceiro ano do Ginásio Wladimir Matta, do qual Oduvaldo era diretor, ainda em 1945, com o retorno do primeiro escalão da FEB, vitoriosa na Segunda Guerra Mundial.

A peça Alvorada foi recentemente publicada no livro Sob a luz de Antares, coletânea de poesias, cartas e peças teatrais de autoria de Oduvaldo do Nascimento Matta lançada em 2017. É possível adquirir o livro físico e em formato e-book no link https://www.patriafilmes.com/loja-online

Comentários